terça-feira, 26 de setembro de 2017

Os Agentes Económicos

1. Explicita os aspectos fundamentais da actividade económica.
R: Consumo ou seja utilizar bens em ordem de satisfazer as nossas nessesidades
Produção é a transformação das matérias em produtos acabados
Distribuição é a deslocação dos produtos para os locais de consumo
Repartição é a distribuição das remunerações por fatores produtos ou seja a capital onde se inclui juros rendas e lucros (capital) e salários (trabalho)
A acumulação de capital acontece quando através do investimento as empresas aumentam a sua capacidade produtiva instalada, este processo é crucial para a economia satisfazer as sempre crescentes necessidades da população e produzir um maior valor de bens.
2. Em Economia estudamos o comportamento dos agentes económicos, não de sujeitos económicos individuais. Porquê? 
Em Economia estudamos o comportamento de agentes económicos e não de sujeitos económicos individuais porque o comportamento de um micro sujeito é imprevisível (micro sujeito- 1 empresa ou 1 família) mas ao anexar esses micro sujeitos juntos que têm as mesmas funções por exemplo consumir ou produzir, obtêm se se macro sujeitos ou agentes económicos e como é um agregado de micro sujeitos têm um comportamento mais previsível fazendo os um objeto de estudo de economia
4. As Empresas (não financeiras) produzem bens comercializáveis, enquanto o Estado produz bens não comercializáveis. Justifica definindo bens comercializáveis.
As empresas produzem bens que podem ser vendidos tal como madeira , alimentos , etc.
enquanto o Estado produz bens não comercializáveis que derivam dos impostos que ele impõe como o financiamento de hospitais e escolas.
5. Entre as diversas parcelas de rendimentos do capital, qual delas é mais incerta? Justifica.
A parcela mais incerta é a parcela dos lucros, os lucros só se conhecem após apurar os custos e as receitas das vendas.
Mas pode acontecer imprevistos tal como aumentos de salários e de aumento de combustíveis fosseis e as obras podem ser mais cara devido a imprevistos na mesma.
Os juros dos empréstimos ou das rendas sabem se previamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário