sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Custo de Oportunidade

1. Explicita o conceito de custo de oportunidade e refere alguns exemplos.
Como na realidade económica tem que se fazer escolhas devido à escassez de recursos , isso implica que a sociedade tenha que fazer escolhas, por exemplo se tivermos a escolha de comprar mochila ou um telemóvel e optar mos por comprar a mochila o custo de oportunidade será o telemóvel.

2. Utilizando o conceito de custo de oportunidade, confronte a hipótese de terminar o Ensino Secundário aos 17 anos com a alternativa de o terminar mais tarde. 
Se optar-mos por terminar o ensino secundário mais tarde o custo de oportunidade será terminar o ensino secundário mais tarde e por consequência ganhar dinheiro mais tarde.
3. Compare o custo de oportunidade associado às aulas no ensino privado com as do ensino público obrigatório. 
Se resolver mos ir para uma escola privada o custo de oportunidade será a escola do ensino público e por consequência teremos médias melhores e no futuro um emprego com um remunerado,
4. Observe que a fronteira de possibilidades de produção apresenta os pontos em que é máxima a eficiência da economia na produção de espingardas e manteiga.

4.1. Explique porque não são alcançáveis pontos exteriores, como I.
Porque a economia não tem capacidade de chegar a esses pontos actualmente por causa da escassez desses recursos
4.2. Explique porque são ineficientes pontos interiores, como U
Porque que a economia tem capacidade para produzir mais para além do ponto U , o que significa que existem recursos desempregues.
5. Explique porque muitas vezes é difícil calcular o custo de oportunidade associado às decisões políticas ou à construção de infraestruturas. 
Porque todas as infraestruturas têm impactos diferente e inesperados pode criar postos de trabalho e por consequência dinamizar a economia , mas também conta o bem estar social e ao investir nessas infraestruturas e ao deixar de produzir por exemplo armas causa um bem estar melhor porque se investe em outras coisas que causam um maior bem estar à população.

Sem comentários:

Enviar um comentário