A Economia como Ciência Social
1. Explica porque é que o estudo dos fenómenos económicos constitui uma abstracção da realidade.
R: Os fenómenos económicos constituem uma realidade abstrata porque a realidade é bastante diversificadas e pode ser vistas e estudadas com várias perspetivas, tais como sociologia e demografia entre outras.
R: Os fenómenos económicos constituem uma realidade abstrata porque a realidade é bastante diversificadas e pode ser vistas e estudadas com várias perspetivas, tais como sociologia e demografia entre outras.
2. Justifica a multiplicidade de possíveis “soluções” para o mesmo “problema económico”.
R: Muitos economistas tem perspetivas diferentes , abordagens e métodos diferentes variando com a sua educação, por exemplo a escola kensiana defende que para aumentar o PIB( produto interno bruto) deve se aumentar salários , reduzir impostos e aumentará o consumo que por consequencia aumentará o PIB.
Enquanto os monetaristas defendem que a diminuição de salários e aumento dos impostos aumentará o PIB.
3p. Distingue o objecto real do objecto científico da Economia.
R: O objecto real da economia é o próprio Ser Humano , e o objecto cientifico são as explicações do objecto real , o desemprego é um objecto real e leis são objectos científicos
4. Justifica a interdisciplinaridade (mensagem anterior) como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos:
- desemprego;
- migrações;
- insucesso escolar;
- emancipação feminina;
- corrupção;
- desenvolvimento.
R:
A interdisciplinaridade é uma atitude metodológica porque em vez de estudar a economia como um todo, estudamos por partes ou tópicos o que facilita interpretação e a aprendizagem da mesma.
Por Exemplo:
A corrupção é estudada por Direito com o objectivo de a evitar e de a combater, a corrupção está muitas vezes associada á politica e á desigualdade social, temos como exemplo disso o Brasil.
R: Muitos economistas tem perspetivas diferentes , abordagens e métodos diferentes variando com a sua educação, por exemplo a escola kensiana defende que para aumentar o PIB( produto interno bruto) deve se aumentar salários , reduzir impostos e aumentará o consumo que por consequencia aumentará o PIB.
Enquanto os monetaristas defendem que a diminuição de salários e aumento dos impostos aumentará o PIB.
3p. Distingue o objecto real do objecto científico da Economia.
R: O objecto real da economia é o próprio Ser Humano , e o objecto cientifico são as explicações do objecto real , o desemprego é um objecto real e leis são objectos científicos
4. Justifica a interdisciplinaridade (mensagem anterior) como atitude metodológica, referindo a utilidade da Economia e de três outras ciências sociais para o estudo de um dos seguintes fenómenos:
- desemprego;
- migrações;
- insucesso escolar;
- emancipação feminina;
- corrupção;
- desenvolvimento.
R:
A interdisciplinaridade é uma atitude metodológica porque em vez de estudar a economia como um todo, estudamos por partes ou tópicos o que facilita interpretação e a aprendizagem da mesma.
Por Exemplo:
A corrupção é estudada por Direito com o objectivo de a evitar e de a combater, a corrupção está muitas vezes associada á politica e á desigualdade social, temos como exemplo disso o Brasil.
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