quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Lei de Engel


2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa.

3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa.

4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel.
Como o quadro acima mostra consegue-se perceber que quanto menor for o rendimento de uma família mais essa mesma família investe mais na sua alimentação e menos gasta em lazeres, cultura e gastos diversos.
5. Comenta o elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países. 
Como as famílias de Portugal têm um rendimento elevado em relação aos outros países então essas mesmas fmílias investem mais no seu capital em lazeres e em gastos diversos tal como o telemóvel, a partir de 2008 diversos mercados foram afetados pela crise o que deixou menos capital para as famílias investirem logo essas famílias investiram na sua alimentação e nos essenciais e não no lazer.
6. Comenta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia. 
As famílias em Portugal tinham um rendimento maior na altura do que os países europeus, logo elas gastavam o seu capital em gastos diversos tal como o carro.
7. Calcula os coeficientes orçamentais utilizando o Quadro Q.2.9.(€) do Inquérito às Despesas das Famílias, INE.Constrói um quadro mostrando simultaneamente os valores absolutos e os coeficientes orçamentais, para as 12 categorias principais. Preview do Quadro 
Constrói um gráfico representando os coeficientes orçamentais. Comenta, referindo a Lei de Engel.

8. Refere como o consumo varia com os seguintes factores extra-económicos:
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
c) Moda;
d) Publicidade;
e) Cultura. 
A) Se houver mais jovens na família o consumo pode variar mais para livros escolares, lazer, e gastos diversos, se for ao contrário e o agregado familiar for constituido por mais idosos o consumo principal vai ser alimentação. 
B) O  consumo varia conforme o estilo de vida se um indidviduo se fizer desportos radicais ou consumo de consciência para com o ambiente gastará mais que esse modo de vida requer mais capital. 
C) A moda também pode influenciar o consumo dos individuos pois ela está presente em celebridades que muitas vezes os individuos idolotram logo os individuos investiram o seu capital na moda para se pareceram com essas mesmas celebridades. 
D) A publicidade afeta muito as escolhas dos individuos no dia a dia, desde alimentos a roupas, por exemplo um desenho animado conhecido de crianças numa caixa de cereais tem muita mais popularidade do que uma simples, ou tenis de marca que um futebolista famoso usou num anuncio faz com que os individuos os desejem. 
E) O consumo tambem pode ser afetado pela cultura, se a família tiver um bom rendimento muitas vezesinveste na cultura, ou seja viajar, visitar museus, concertos e teatros o que enriquece a sua cultura e conhecimento.

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